terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Construção : O terreno.

O solo e constituído na maioria das vezes de aproximadamente 60% de areia e 40% de argila,variando muito de região;em alguns casos,precisam ser corrigidos.
O critério para seleção do solo deve ser rigoroso,pois não pode conter materiais orgânicos ou raízes.Verifique se houve anteriormente a existência de um lixão que comprometa a resistência do solo.
Um terreno de fraca resistência e caracterizado pelo aparecimento de água,quando se cava um buraco de ate 1 metro de profundidade.Se isso acontecer,você vai precisar da ajuda técnica de um engenheiro civil,para calcular a dimensão exata das fundações e para a segurança de sua construção.
De preferencia a terrenos planos,porem não muito baixos em relação ao meio-fio da rua.Muitas vezes,uma conversa informal com seus futuros vizinhos pode deixa-lo ciente destes assuntos.Apos a definição do terreno,faça uma consulta ao cartório de registro de imoveis da região.Solicite também a certidão negativa de débitos no INSS e a certidão negativa de tributos imobiliários na prefeitura municipal.De posse da escritura definitiva,registre-a no cartório de registro de imoveis.E imprescindível que seja requisitada a Certidão de propriedade neste cartório.


  • Verifique quais são os recuos mínimos exigidos pela prefeitura.
  • Verifique a necessidade de poços e se existe rede de esgoto.
  • Verifique no plano diretor do bairro(cidade) qual o tipo de edificação permitida em sua região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog